domingo, 4 de setembro de 2011

Lapa

As janelas da intimidade da Lapa: projeto experimental de fotografia
Carolina SPORK
Estudos de Mídia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ


Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJEste trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento para projeto experimental de fotografia da graduação em Estudos de Mídia, pela Universidade Federal Fluminense. Apresentam-se aqui apontamentos iniciais, que serão aprofundados no decorrer da pesquisa. Em linhas gerais, o projeto experimental se concretiza no trabalho de campo de fotografar o espaço urbano proposto, que resultará num ensaio fotográfico, do qual serão selecionadas 10 fotografias para análise. A parte teórica dará conta na ordem discursiva de relacionar as impressões únicas captadas pela lente da câmera ao universo proposto e sua relação conceitual com a mídia, intimidade, cultura urbana, cotidiano e comunicação visual.

Vale ressaltar que o cenário escolhido é a Lapa prestes a sua reurbanização pelo projeto Lapa Legal – Obras de urbanização pela prefeitura do Rio.

Considerando as janelas como limite entre os espaços público e doméstico, pela perspectiva do observador/fotógrafo que se encontra na rua, a intimidade pode ir revelando-se através do cotidiano espontâneo dos grandes centros urbanos.

Disto isto, a análise de cada foto buscará retratar cenas construídas a partir dos registros de imagens cotidianas. Este estudo também irá propor a significação do universo público, privado e doméstico, o estudo e subjetivação das imagens, a fotografia como gênero de discurso, suscitando discussões a partir dos conceitos embasados pela bibliografia proposta.

Lapa


Lapa


Lapa


Lapa


Lapa


Lapa


Lapa


Lapa


Postal da LAPA

Postal da LAPA from Eliesér Jairo on Vimeo.

Os arcos da Lapa São conhecidos DESDE uma Época dos boêmios, porém, Sera Que Todos SABEM nd Verdade parágrafo Que servem enguias?

Entre Arte LAPA

LAPA de rua from Eliesér Jairo on Vimeo.

Lapa, Lugar de Culturas, figurinos diferenciados e Estilos, Mas Dentre tantas Diferenças EXISTE UMA Coisa Que reúne SEUS frequentadores no MESMO Lugar.