domingo, 4 de setembro de 2011

Lapa

As janelas da intimidade da Lapa: projeto experimental de fotografia
Carolina SPORK
Estudos de Mídia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ


Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJEste trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento para projeto experimental de fotografia da graduação em Estudos de Mídia, pela Universidade Federal Fluminense. Apresentam-se aqui apontamentos iniciais, que serão aprofundados no decorrer da pesquisa. Em linhas gerais, o projeto experimental se concretiza no trabalho de campo de fotografar o espaço urbano proposto, que resultará num ensaio fotográfico, do qual serão selecionadas 10 fotografias para análise. A parte teórica dará conta na ordem discursiva de relacionar as impressões únicas captadas pela lente da câmera ao universo proposto e sua relação conceitual com a mídia, intimidade, cultura urbana, cotidiano e comunicação visual.

Vale ressaltar que o cenário escolhido é a Lapa prestes a sua reurbanização pelo projeto Lapa Legal – Obras de urbanização pela prefeitura do Rio.

Considerando as janelas como limite entre os espaços público e doméstico, pela perspectiva do observador/fotógrafo que se encontra na rua, a intimidade pode ir revelando-se através do cotidiano espontâneo dos grandes centros urbanos.

Disto isto, a análise de cada foto buscará retratar cenas construídas a partir dos registros de imagens cotidianas. Este estudo também irá propor a significação do universo público, privado e doméstico, o estudo e subjetivação das imagens, a fotografia como gênero de discurso, suscitando discussões a partir dos conceitos embasados pela bibliografia proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário