quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ocupa Rio! O que é?

(Este não é um documento que fala pelo #OcupaRio, e sim, um ponto de vista pessoal sobre causas que são coletivas, ou pessoais, e sobre impressões sobre alguns pontos de indignação que estão reunindo pessoas nas praças mundiais, e na Cinelândia, Rio de Janeiro.)

Trabalhadora e trabalhador, você sabia que a Cinelândia está sendo ocupada por uma manifestação permanente? Você sabe os motivos e características dessa movimentação? Permita-me tentar uma breve explicação!

Somos um movimento de pessoas que deseja um mundo e uma democracia nova e temos propostas, anseios e esperanças bem claras! Desejamos que essa democracia seja real, inclusiva, tolerante. Consideramos a situação atual como bastante distante da dignidade que nos espera; quando a tecnologia, a política, forem voltadas de fato para satisfazer as necessidades básicas de todos nós e não para o enriquecimento de poucos em detrimento da maioria.

Propomos a igualdade econômica como condição necessária à democracia, além disso propomos (e praticamos!) exercícios democráticos participativos, onde nos fazemos sujeitos de nosso próprio poder de voz e decisão.


Por democracia real!  A favor de um sistema sem marginais!

Abaixo o Choque de Ordem e violência!

Liberdade para os trabalhadores das ruas, com políticas inclusivas!

Queremos educação digna aos brasileiros!

No mínimo os 10% do PIB para educação!

Pela distribuição de renda!

Abaixo às remoções unilaterais das nossas comunidades!


Queremos a utilização de energias renováveis!

Viva as ocupações populares e o respeito a diversidade!

Contra a Ganância do sistema!

Somos conscientes de que o planeta não suporta o sistema capitalista!

Acreditamos na mudança!

Agimos em busca da construção de novos paradigmas, pois alguns que vivemos não cabem mais!

Lutamos por uma comunicação democrática e competente a dar voz a sociedade!

Nos indignamos por pagar a conta de champagne, jatinhos, ternos, motoristas, apartamentos, iates, etc... de políticos e exploradores comerciais! 
Os políticos brasileiros são os mais caros do mundo!

Não queremos mais termos que nos sujeitar a trabalhar em empresas que não se importam com a qualidade de vida de seus funcionários!

Não somos clientes, somos cidadãos, somos brasileiros, somos humanos, somos consciente do nosso potencial!

Os meios de comunicação comerciais são empresas, e pela lógica capitalista, não são tão imparciais ao darem uma notícia, acreditem, eles VENDEM notícia! E como a notícia é mercadoria, cada ponto de vista tem um preço!

CUIDADO a mídia comercial é TENDENCIOSA e aborda o #OcupaRio e tantas outras causas populares visando seus interesses comerciais! Não é novidade, mas as vezes parece tão convincente, que acreditamos e julgamos sem nem se quer buscar outras fontes!

Temos ferramentas midiáticas a nosso favor e não conseguimos mais ficar olhando pra tela do computador enquanto pessoas de carne e osso estão sem comer nas ruas, sendo estupradas, 
exploradas, oprimidas, removidas, desabrigadas, escravizadas, estão nas filas de hospitais sem atendimento, enquanto um rico consegue comprar sua vaga e passar na frente!

E os bancos... por onde começar... quanto abuso! Quantas taxas pagamos sem que saibamos o porquê! Quantos descontos nas nossas contas! Quanta burocracia! Dívidas e dívidas para financiarmos um dinheiro virtual que não consta em nossa realidade. Sempre que fazemos alguma movimentação em nossa conta, alguém bem mais rico que você ganha dinheiro em cima do seu esforço! Não há nenhum plebiscito popular para a participação da sociedade nas decisões das negociações públicas.


[...]

Já que somos nós que pagamos a conta!!!
Ainda acha que não merecemos respeito?
Que não merecemos nos indignar?
Que não merecemos tomar uma atitude e ir em busca de mudanças agora?!

[...]

Se não fizermos nada, a história não nos perdoará!
Seremos taxados de nomes preconceituosos e ofensivos!
Porém, não iremos nos calar e ignorar o fato de vermos uma sociedade doente!
Somos muitos e não só na Cinelândia, mas em todas as praças do mundo, existem milhares de pessoas nas ruas pedindo mudanças JÁ!

Estamos preparados para criarmos nossa contra-informação!

Em caso de dúvidas e interesse, caso tenha algo a se indignar, caso veja que o futuro é feito por atitudes presentes e queira entender melhor esse novo movimento... um convite: Venha a Cinelândia, nos conheça! Estamos vivendo em um sistema alternativo, que só é possível entendimento de quem se aproxima e o vivencia junto!



Parece até estranho que estejamos argumentando e comprovando inúmeros fatos mundiais acontecendo em diversas cidades do mundo e NADA é dito na televisão, não é mesmo??????? Nenhuma cobertura especial, nenhum programa jornalístico mostra os argumentos das manifestações... Nada no Jornal Nacional... Bom... Esse é um debate seríssimo, e a internet é um caminho alternativo para se informar!
Comece a entender melhor o que estão falando sobre os novos movimentos de protestos que estão acontecendo no mundo! Estamos desafiando os "ricos de dinheiro" e os exploradores concentradores de renda do mundo! Eles jogam baixo... porém um detalhe importantíssimo: são a minoria! 1% da população mundial concentra 99% das riquezas do mundo!

Nós somos os 99%... e fico imensamente contente se você chegou até o final desse texto ... deixo bem claro o convite, mais uma vez, que todas as atividades do #OcupaRio são abertas as público e em praça pública ... venham participar!


Na internet há inúmeros videos, fotos, textos e mais informações... o google pode ajudar a não ler apenas as fontes de jornais e revistas comerciais!

O #OcupaRio


Reunimos nossas principais informações pelo site http://ocupario.org e usamos a hashtag #OcupaRio pelas redes sociais!

No youtube e vimeo temos muitos vídeos sendo atualizados a todo momento... procurem por OcupaRio, para ver as manifestações no Rio, AcampaSampa em São Paulo, OccupyWallStreet em NY, OccupyLondon em Londres... e por aí vai nessa mesma lógica no movimento global.


Conheça as ocupações por quem as fazem, e participe como puder, pois ainda irão ouvir falar muito de nós!

Vídeo 1º dia de acampamento - 22.O: 
http://vimeo.com/30969802

2 comentários:

  1. Olá

    Acho que era melhor deixar claro que isso não é um documento """oficial""" do movimento, para não criar repercussões equivocadas e constrangimentos desnecessários, já que algumas das palavras de ordem desse texto foram vetadas em Assembléia, e a maioria nem chegou a ser deliberada.


    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  2. Aliás, não pode ser oficial da mesma forma que o #ocupario possa ser tratado como "um movimento". Ontem vi algumas pessoas já incorporando o termo "movimentos". Acho isso por conta da dinâmica de pessoas e como as coisas acontecem, tanto na cinelândia quanto na rede. É preciso também levar em conta outras formas de pensar tudo que está acontecendo, algumas pessoas acham que precisam criar unidade, crescer, se multiplicar, como uma grande empresa. Tudo está ai acontecendo e uma hora ou outra uma multidão pode disolver toda essa tentativa de representatividade e história.

    Não é oficial e nem é movimento ocupario!

    ResponderExcluir